Os Laboratórios Colaborativos (CoLAB) são entidades que se dedicam à produção, difusão e transmissão de conhecimento através de prossecução de agendas próprias de investigação e de inovação. Tendo por base um portefólio de produtos ou sistemas de maior valor acrescentado, os CoLAB são orientados para facilitar o acesso de empresas aos mercados globais através de exportações, assim como apoiar a atração de investimento estrangeiro em áreas de grande intensidade tecnológica.
Os CoLABs podem ser de âmbito nacional, regional/local, ou empresarial, orientando as suas atividades para a criação de emprego qualificado e de valor económico e social no espaço intermédio do sistema de inovação.
Em Portugal, existem 41 entidades reconhecidas como Laboratórios Colaborativos:
Conheça os Laboratórios Colaborativos (CoLAB)
Veja o 4.º Relatório de Execução:
PROCESSO DE RECONHECIMENTO
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a entidade responsável pelo processo de reconhecimento e atribuição do título de "Laboratório Colaborativo".
O CoLAB pode ser constituído como uma empresa ou associação privada sem fins lucrativos e integra obrigatoriamente pelo menos uma empresa e uma unidade de I&D avaliada e financiada pela FCT ou um Laboratório de Estado.
No âmbito do processo de reconhecimento, deve ser demonstrado que o CoLAB contribui para:
O processo de reconhecimento encontra-se encerrado.
PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO
A ANI é a entidade que acompanha a implementação da Agenda de investigação e inovação de cada CoLAB, de acordo com as candidaturas aprovadas e que sustentaram a atribuição dos títulos de Laboratório Colaborativo. Para além de incluir a monitorização da performance de cada CoLAB, este processo de acompanhamento promove a criação de sinergias e a integração dos CoLAB em redes nacionais e internacionais, contando com a participação de um painel de peritos independentes, de reconhecido mérito internacional, que acompanham as atividades de cada CoLAB.
1º Relatório de Acompanhamento (2020)
PROCESSO DE FINANCIAMENTO
A ANI dedica-se ao acompanhamento dos processos de financiamento público de base dos CoLAB, promovendo, nos termos do processo de acompanhamento entretanto implementado, a qualificação, a modernização dos equipamentos, a integração em redes e plataformas nacionais e internacionais, a formação técnica dos ativos e a criação direta e indireta de emprego qualificado.