O Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos resulta da motivação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em valorizar a atividade de investigação e desenvolvimento em instituições politécnicas, como forma de potenciar a sua relação com o tecido empresarial, social e artístico. Este Programa, coordenado pela ANI, tem como base as seguintes linhas orientadoras:
Consulte o Relatório do Programa de Modernização e Valorização do Ensino Politécnico 2015-2018
A ANI, em colaboração com o CCISP, identifica e promove medidas de apoio à crescente integração dos Institutos Superiores Politécnicos nacionais, e outras entidades do Ensino Superior, nos respetivos ecossistemas regionais e nacionais de inovação, nomeadamente através do estreitamento da sua colaboração com entidades do tecido produtivo, artístico e social.
A ANI tem em curso da definição de um Plano de Ações no âmbito deste trabalho conjunto, que assenta também no Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Superiores Politécnicos.
Na sessão inicial dos Roteiros do Conhecimento e Inovação, a ANI celebrou um conjunto de Memorandos de Entendimento com entidades internacionais de referência, com vista ao incremento das redes colaborativas de inovação e investigação baseada na prática dos Institutos Superiores Politécnicos Portugueses.
Dos mesmos, constam os seguintes objetivos:
Entidades protocoladas:
A Frisian Design Factory posiciona-se como unidade orgânica da NHL Stenden University of Applied Sciences, instituição de Ensino Superior Holandesa com atividade de referência na investigação baseada na prática e na implementação de conhecimento no tecido empresarial em contexto local.
A DEMOLA GLOBAL posiciona-se como agente internacional facilitador de projetos de cocriação entre empresas, universidades e organizações públicas. Em Portugal está referenciada com maior expressão na região norte.
A ARENE, representa 25 Universidades de Ciências Aplicadas Finlandesas, operando como agente de promoção de redes de co-parceria entre instituições de ensino superior de ciências aplicadas em contexto internacional e peritos com influência a nível europeu.