Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO) enquanto estruturas responsáveis pelas atividades de transferência e de valorização tecnológica, assumem um papel central na valorização do conhecimento produzido nos diferentes centros de investigação e laboratórios das Instituições de Ensino Superior nacionais (IES). Estas estruturas têm se constituído como importantes centros de competências ao serviço dos investigadores, dos alunos e dos docentes, já que apoiam o desenvolvimento de novos modelos de negócio e o estabelecimento de parcerias locais e internacionais para a comercialização dos resultados das atividades de investigação, financiadas por fundos públicos.
No âmbito da sua missão, a ANI acompanha as atividades dos TTO nacionais, partilhando melhores práticas e promovendo uma cultura de inovação e empreendedorismo, bem como a profissionalização da transferência de tecnologia.
A Rede de TTO, estabelecida pela ANI, tem como objetivos identificar, mapear e interligar os TTO académicos nacionais, existentes nas IES públicas e privadas. Adotando uma abordagem holística para o processo de transferência de tecnologia, a Rede oferece expertise em quatro domínios interligados, capturando assim uma cadeia de valor complexa. Estes são:
Capacitação em Transferência de Tecnologia
Promoção de oportunidades de financiamento nacional e internacional para Transferência de Conhecimento