A ANI pretende distinguir e premiar a I&D que se faz em Portugal através do reconhecimento dos melhores trabalhos académicos sobre inovação na economia portuguesa, bem como as melhores reportagens ou peças jornalísticas sobre I&D e inovação.
Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação
A ANI promove a realização do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (PNJI), com o objetivo de valorizar e difundir trabalhos jornalísticos com foco na inovação “Made in Portugal”.
Este prémio conta já com três edições e pretende reconhecer peças jornalísticas centradas na inovação promovida por empresas ou por outros atores do sistema nacional de inovação, em áreas de políticas de inovação e atividades de I&D, atividades de inovação, novos produtos processos e serviços, mudança organizacional, transferência de tecnologia e valorização do conhecimento de base científica e tecnológica.
Saiba mais informação sobre a edição de 2020 do Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação.
O Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Um Projeto SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento
Prémio de Inovação sobre a Economia Portuguesa
A ANI pretende dar visibilidade à investigação de base académica, realizada em Portugal, sobre inovação e política de inovação, bem como apoiar os trabalhos que contribuem para divulgar as inovações com origem nas empresas e nas entidades de I&D nacionais.
Desta forma, a ANI e o Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia (GEE) pretendem premiar os artigos científicos que contribuam para a identificação de problemas e para a implementação de soluções de política económica em Portugal nas áreas de Inovação Baseada no Conhecimento, nomeadamente a Valorização e Transferência de Tecnologia, a Inovação Colaborativa e o Empreendedorismo de base tecnológica.
Em 2017 foi lançada a 1ª edição deste Prémio. Os vencedores dessa edição foram anunciados dia 27 de fevereiro do mesmo ano, numa sessão que teve lugar na Universidade de Aveiro. Os trabalhos vencedores foram:
Em 2019 foi lançado num novo convite para a submissão de artigos científicos, no âmbito da 2ª edição do Prémio Inovação na Economia Portuguesa, subordinado ao tema “I&D e Inovação na Economia Digital”. Os trabalhos vencedores, agora publicados e premiados com 3000€ cada, contribuem para identificar soluções de políticas económicas em áreas de I&D e Inovação, especialmente sobre Economia Digital. São eles: