A ANI integra o Grupo de Trabalho da Rede Nacional de Experimentação e Investigação Agrária e Animal, Rexia2, desde 2018, para uma adequada cooperação entre organismos associados à investigação, experimentação e demonstração nas áreas da produção agrícola, agroalimentar e florestal.
Esta Rede visa proporcionar oportunidades para a aprendizagem e atividades de investigação e desenvolvimento baseadas na prática e na ação, assim como oportunidades de cooperação entre os alunos, docentes e investigadores das Escolas Superiores Agrárias do sistema de ensino superior politécnico. Tem ainda como objetivos orientar a sua atividade para a valorização dos produtos agrícolas nacionais, nomeadamente, os regionais, fomentar a divulgação de iniciativas na área da inovação, promover a cooperação, a formação, a difusão e a transferência de conhecimento, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade das empresas do setor agrário.
A ANI tem vindo a estreitar a sua colaboração com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) desde 2017, procurando apoiar na prossecução de atividades que visem contribuir para a definição de orientações estratégicas na elaboração de políticas de promoção à inovação no setor agrícola ao nível regional, inter-regional e europeu, assim como potenciar e capitalizar informação e resultados de projetos de inovação.
Estes objetivos foram, em 2017, concretizados através da participação da ANI na Cimeira Internacional AGRI INNOVATION SUMMIT 2017, onde foi entidade parceira. Em 2018, a ANI voltou a fazer parte de uma nova iniciativa de promoção da colaboração e networking entre os agentes de desenvolvimento rural relevantes para a agro-inovação em Portugal, enquanto entidade parceira da Cimeira Nacional Inovação na Agricultura – AGRO INOVAÇÃO 2018.