O Horizonte Europa é o atual Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia. Com início a 1 de janeiro de 2021 e conclusão prevista para 31 de dezembro de 2027, tem uma dotação orçamental prevista de 95,5 mil milhões de euros para apoio às atividades de investigação e inovação.
Em Portugal e no âmbito da rede PERIN,a ANI é responsável pelo acompanhamento da participação da comunidade científica, tecnológica e de inovação em projetos que integrem os pilares II (Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia) e III (Europa Inovadora) do Horizonte Europa. Cada uma das áreas é acompanhada por Pontos de Contacto Nacionais (NCP), responsáveis por divulgar e promover todas as ações específicas relativas à sua esfera de intervenção, assim como esclarecer e auxiliar os interessados no processo de candidatura. Os NCP da ANI têm ainda como responsabilidade acompanhar as Parcerias Europeias, nomeadamente as industriais, e as Missões que foram estabelecidas no âmbito do Pilar II do Horizonte Europa.
Os NCPs da ANI são os Delegados Nacionais nos Comités de Programa, dos Pilares II e III do Horizonte Europa, acompanhando assim a discussão e definição das prioridades de investigação e inovação que estarão a concurso nos vários Programas de Trabalho bienais que serão lançados entre 2021 e 2027.
Encontre aqui as informações relevantes e os contactos dos Pontos de Contacto Nacionais da ANI. Faça parte da nossa lista de divulgação de informação atualizada sobre a sua área de interesse no Horizonte Europa e inscreva-se no Grupo Nacional de Discussão do Horizonte Europa (Pilares II e III).
Saiba mais sobre o Horizonte Europa
Reveja os destaques da Conferência do Lançamento do Horizonte Europa
Rede PERIN
No âmbito da atuação na promoção do Programa-Quadro de Investigação e Inovação de União Europeia, a ANI é uma das agências da rede PERIN, que reúne as várias entidades que, em Portugal, são responsáveis por promover e potenciar a participação nacional nas atividades de investigação e inovação do Horizonte Europa.
Esta rede inclui os Pontos de Contacto Nacionais, mas também os Grupos de Delegados e os Peritos aos Programas Europeus. É ainda responsável pela Rede de Núcleos de Promoção de Investigação e Inovação no âmbito de Programas Europeus, a dinamizar em instituições nacionais de Ciência, Tecnologia e de Ensino Superior.