O objetivo geral do SKALE2CT é capacitar as organizações públicas e intermediárias para melhorar ou implementar de novos instrumentos e políticas que promovam a expansão dos recursos e serviços de aceleração de startups e scale-ups, promovendo o crescimento das micro e PME e, consequentemente, maior competitividade. Visa abordar, em particular, setores emergentes como a saúde (biotecnologia e biociências) e o digital (Integilência Artificial, big data,...)
O consórcio irá apoiar e capacitar organizações públicas e prestadores de serviços de aceleração de empresas, através da partilha de boas práticas europeias, dando especial atenção a três áreas que constituem desafios para a escalabilidade das micro e PME:
· Liderança executiva (competências, mentoring)
· Acesso a Infraestruturas (prototipagem, aceleradoras, incubadoras, co-living...)
· Gestão de talentos (ferramentas de atração e retenção de talentos)
Saiba mais sobre o projeto SKALE2CT.
O projeto i3-4-BLUE-GROWTH visa capacitar as regiões europeias menos desenvolvidas para reforçar as capacidades dos seus ecossistemas da economia azul na identificação de projetos inter-regionais de inovação, promovendo o desenvolvimento de uma economia azul sustentável e inteligente. O enfoque do projeto é em duas cadeias de valor com elevado potencial de inovação e de crescimento: 1) produtos do mar sustentáveis, aquicultura e valorização dos recursos azuis; e 2) energia marítima renovável e descarbonização do sector marítimo. A identificação e o mapeamento de oportunidades para investimentos inovadores e sustentáveis em tecnologias Deep Tech nestas duas cadeias de valor estarão no centro das atividades do projeto.
O i3-4-BLUE-GROWTH envolve 10 parceiros de oito países diferentes, promovendo a colaboração inter-regional e a capacitação de seis regiões menos desenvolvidas, incluindo a Região Autónoma dos Açores, e as regiões do Centro e do Norte de Portugal, explorando sinergias e oportunidades de colaboração com os principais clusters europeus da economia azul.
Saiba mais sobre o projeto i3-4-BLUE-GROWTH.
O projeto SMART FINANCE – Financiamento inteligente para as PME e empreendedores do espaço SUDOE é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG SUDOE e que envolve 8 atores regionais provenientes de 3 Estados-Membros do sudoeste da União Europeia. O projeto tem como objetivo a criação da primeira plataforma transnacional de acesso e gestão de financiamento, que ofereça às empresas alternativas de financiamento, assessoria personalizada, acompanhamento e formação.
Consulte mais informação sobre o SMART FINANCE
O projeto HELIUM – Health Innovation Experimental Landscape through Policy Improvement, é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG Europe e envolve 9 atores regionais provenientes de 5 Estados-Membros da União Europeia. O projeto tem como objetivo a promoção de um ambiente de inovação experimental na saúde através da otimização de políticas públicas.
Consulte mais informação sobre o projeto HELIUM
O projeto S34Growth – Enhancing Policies Through Inter-Regional Cooperation: New Industrial Value Chains for Growth, é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG Europe e que envolve 11 atores regionais, de 10 regiões Europeias, , de 8 Estados-Membros da União Europeia. O programa tem como objetivo desenvolver e melhorar os instrumentos e políticas públicas que contribuam para a implementação de novas formas de inovação industrial.
Consulte mais informação sobre o S34Growth
O projeto KTForce produziu uma série de recomendações estratégicas aplicadas ao desenho de futuras políticas de inovação na Europa, através do benchmark de políticas e de práticas de Transferência de Conhecimento que possam ser contributo para regiões europeias mais dinâmicas e mais competitivas.
Consulte mais informação sobre o KTForce
O projeto Innova-FI é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia, que surge no âmbito do programa INTERREG Europe e que conta com oito instituições parceiras em toda a Europa. Este consórcio pretende estimular o investimento europeu em inovação. O objetivo é promover a utilização de Instrumentos Financeiros como ferramenta de execução da política de coesão. A ANI é atualmente Lead Partner deste projeto.
Consulte mais informações sobre o Innova-FI
Consulte o mais recente booklet do projeto Innova-FI
O mar Mediterrâneo é um hotspot de biodiversidade com um enorme potencial para a utilização de organismos, seus produtos e infraestruturas para produzir novos produtos e processos para alimentos, rações, saúde e bem-estar, energia e outros setores. O setor emergente da biotecnologia azul pode desbloquear o seu potencial de inovação e contribuir para o crescimento económico. O projeto B-Blue - Construindo a comunidade da biotecnologia azul no Mediterrâneo tem como objetivo definir uma comunidade transnacional e, em conjunto, construir estratégias de implementação da biotecnologia azul em toda a região do Mediterrâneo. O Projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). |
Consulte mais informações sobre o projeto B-Blue.
A Agência Nacional de Inovação, juntamente com a Agência Galega de Inovação (GAIN), e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), participam num projeto de cooperação europeia aprovado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha – Portugal (POCTEP), denominado “IMPACT_RIS3T”, visando a implementação de ações de cooperação transfronteiriça da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça (RIS3T) na Eurorregião Norte de Portugal – Galiza.
Constituem como principais atividades a realizar pelo projeto:
Orçamento total: 1.093.309,50 €
FEDER: 819 982,13 €
Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha – Portugal (POCTEP) 2014-2020
Consulte mais informações sobre o IMPACT_RIS3T.
O MONITORIS3 é um projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa INTERREG Europe, tendo como objetivo facilitar a implementação das estratégias de especialização inteligente através da troca de experiencias e boas práticas de monitorização de instrumentos de política associados à especialização inteligente.
Saiba mais sobre o projeto MONITORIS3.