Os Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), desempenham um papel crucial no processo de comercialização da investigação pública. Atuam como organismos intermediários, que fazem a ponte entre a academia e a indústria, permitindo a transferência de conhecimento para benefício da sociedade.
Os TTO estão frequentemente envolvidos em várias atividades de transferência de conhecimento e tecnologia, tais como investigação colaborativa, consultoria, spin-offs e start-ups, licenciamento e patenteamento. A seleção da estratégia de transferência de conhecimento, varia de acordo com a natureza do conhecimento transferido, como a sua origem disciplinar, carácter inovador, e o peso dos elementos tácitos e explícitos envolvidos.
As Instituições de Ensino Superior (IES), têm-se concentrado tradicionalmente, na educação e investigação. Contudo, nas últimas décadas, tem sido dado crescente importância à transferência de conhecimento para o setor privado e para a sociedade em geral, designada como a "terceira missão".
De modo a apoiar o processo de comercialização dos resultados das atividades de investigação e, a superar os vários desafios associados, a ANI apoio os TTO no desenvolvimento de novas estratégias de colaboração com investigadores, realizando estudos de mercado, monitorizando a evolução da indústria, alavancando redes externas, e utilizando recursos internos para identificar tecnologias com potencial comercial.
A ANI potência um conjunto de ações intensivas de capacitação e orientação por peritos para apoiar os membros da Rede de TTO no processo de avaliação do potencial comercial dos ativos de PI e no processo de criação Portfólio de Propriedade Intelectual.
Identificar invenções e tecnologias com potencial comercial
Identificar invenções e tecnologias com potencial comercial é um passo fundamental na construção e gestão de um Portfólio de PI. Isto implica trabalhar com investigadores e outros interessados para identificar e avaliar tecnologias que têm potencial para serem desenvolvidas em produtos ou serviços que podem ser vendidos no mercado. Com o objetivo de desenvolver esta capacidade, são realizados uma série de workshops focados em apoiar na identificação deste tipo de tecnologias:
Com a participação nestes workshops, os TTO adquirem conhecimento e competências importantes que podem utilizar para identificar invenções e tecnologias com potencial comercial e assim construir os seus Portfólios de PI.
A ANI disponibiliza o acesso a mentoria individual com peritos com um profundo conhecimento da indústria e das tendências do mercado, de maneira a apoiar os TTO na identificação de invenções e tecnologias com potencial comercial.
Avaliar o potencial comercial de cada ativo de Propriedade Intelectual (PI)
Com o objetivo de avaliar o potencial comercial dos ativos de PI, a ANI disponibiliza orientação, com peritos em áreas relevantes. A avaliação do potencial comercial dos ativos de PI implica a consulta de peritos na indústria, mas também a realização de estudos de mercado. Os seguintes workshops são promovidos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das capacidades de avaliação do potencial comercial dos ativos de PI:
A ANI confere acesso a sessões de mentoria individual com peritos, com o objetivo de apoiar os TTO nos seus esforços para identificar invenções e tecnologias com potencial comercial e avaliar o potencial comercial de cada ativo de PI. Estes peritos, podem disponibilizar informações importantes sobre a procura de produtos ou serviços baseados nos ativos de PI das IES, bem como sobre o panorama concorrencial nos mercados relevantes. Estas informações são essenciais para determinar o potencial comercial de cada ativo de PI e desenvolver estratégias eficazes de comercialização.
O processo de mentoria pode também oferecer orientações sobre como realizar estudos de mercado, identificar potenciais fontes de receitas e desenvolver um plano abrangente de comercialização. O conhecimento especializado e as orientações oferecidas pelos peritos podem ajudar os TTO a compreender melhor a indústria e o mercado e consequentemente a tomar decisões mais informadas sobre a melhor forma de comercializar os seus ativos.
Portefólio de Propriedade Intelectual (PI)
O Portefólio de PI reúne os ativos de propriedade intelectual, como patentes, marcas comerciais, direitos de autor e segredos comerciais, de que as IES são proprietárias. O objetivo é proporcionar uma visão global dos ativos de PI das IES e ajudar os TTO a gerir e a comercializar eficazmente esses ativos.
A ANI apoia os TTO na construção dos Portefólios de PI das IES a que pertencem, o que implica trabalhar de forma colaborativa com peritos, de modo que seja criado um modelo adaptado às necessidades específicas de cada IES.
Comunicar o valor do Portfolio de Propriedade Intelectual (PI)
A ANI promove desafios de inovação - Open Innovation Challenges, uma forma eficaz de apoiar a comercialização da investigação e da tecnologia e de incentivar a colaboração entre investigadores, líderes da indústria e outras partes interessadas. Esta iniciativa oferece igualmente uma oportunidade para identificar novos negócios e construir relações duradouras. As empresas parceiras dos Open Innovation Challenges apresentam problemas ou desafios que enfrentam, e as IES, por sua vez, são desafiadas a apresentar, considerando o seu portefólio de IP, uma tecnologia para os resolver.
Um painel de peritos, incluindo representantes da empresa, da IES e peritos independentes, é responsável por analisar e avaliar as propostas. A solução vencedora recebe financiamento e apoio para trabalhar no projeto específico com a empresa.
Estes desafios, são um instrumento importante para a promoção da colaboração entre as IES e a indústria. Constituem uma oportunidade para as empresas partilharem os problemas e desafios que enfrentam, permitindo por sua vez às IES, apresentar as soluções tecnológicas que desenvolveram e conhecimento especializado a potenciais parceiros.
Para as empresas, é uma forma de acederem a tecnologias de ponta e à investigação das IES, o que pode ajudar a resolver os seus problemas e impulsionar a inovação. A promoção destes desafios, pode conduzir à criação de novos produtos, serviços e empresas, o que pode beneficiar a sociedade e a economia no seu conjunto.