Relatórios de conclusões já disponíveis
8 meses, 15 sessões e muitas, muitas horas a falar sobre Inovação. O Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação" apresentou a sua última sessão no passado dia 17 de julho e o Turismo, a estrela que faltava, brilhou no palco da valorização do conhecimento e da inovação aberta.
Seguindo a linha de todas as sessões anteriores, as últimas Dinâmicas para a Inovação procuraram discutir os desafios presentes e futuros do Turismo nas áreas e setores estratégicos da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.
A apresentação de Alexandre Almeida (ANI) sobre indicadores de projetos financiados no âmbito do Portugal 2020 deu o tiro de partida para a primeira parte da sessão, que juntou numa mesa redonda alguns especialistas do setor, preparados para falar em frente a uma vasta e atenta audiência.
A necessidade de adaptar a oferta aos novos tempos
As TIC aplicadas ao Turismo e a importância da tecnologia para a melhoria da experiência do cliente foram algumas temáticas em cima da mesa.
A representar o Turismo de Portugal, Luís Araújo começou por fazer uma abordagem ao panorama empresarial português ligado ao setor, afirmando que a realidade nacional no Turismo é sobretudo a das pequenas e médias empresas, que beneficiam do impulso do investimento em I&D. As questões do tratamento de dados e da sustentabilidade das operações turísticas são, a seu entender, alguns desafios no futuro próximo para o setor.
Gonçalo Rebelo de Almeida, dos Hotéis Vila Galé, destacou o período pandémico que o mundo atravessa como uma boa oportunidade para o setor poder reinventar-se. Apesar de muito oferta de produtos e serviços no Turismo manter-se atualizada e adaptada aos tempos modernos, há espaço para mudança e, sobretudo, para inovação no setor, dando exemplos como os testes e visitas virtuais e a realidade aumentada. Ao mesmo tempo, o setor tem uma oportunidade para rever e otimizar processos internos que melhorem a sustentabilidade das empresas ligadas à área.
A dar voz à Geostar esteve Mário Pires, também optou por abordar na sua intervenção os impactos da Covid-19 no Turismo, falando numa necessidade clara do setor construir e saber apresentar ao consumidor produtos novos e diferenciados, uma vez que a situação de exceção sanitária que vivemos não vai beneficiar num curto e médio prazo o turismo de massas. Para sobreviverem, as empresas do setor terão de apostar em soluções cada vez mais diferenciadas e personalizadas.
Euclides Major, da NOVA SBE Entrepreneurship Hub, trouxe a perspetiva académica e de investigação ao debate. O orador mencionou os indícios cada vez mais fortes que fazem prever o aumento da procura dos microcentros e do turismo deslocalizado em detrimentos dos centros com grande densidade turística, tendências que a pandemia do novo coronavírus veio acentuar. Por outro lado, referiu que as universidades podem ser importantes para uma articulação com outros players do setor, nomeadamente no contributo que podem dar com soluções inovadoras.
A tecnologia ao serviço do Turismo
A segunda metade da manhã trouxe a apresentação de projetos de I&D com potencial de valorização do mercado e que tencionam responder aos principais desafios colocados ao Turismo.
No domínio das TIC aplicadas ao Turismo, houve espaço para três apresentações. A Infraspeak é uma plataforma integrada que dá resposta aos mais diversos desafios operacionais do setor do Turismo. A tecnologia Revenue Management System é um sistema baseado em Inteligência Artificial desenvolvido desde a sua origem para se tornar num assistente estratégico hoteleiro. Já a Plataforma de comunicação baseada em inteligência artificial para hotéis permite centralizar os principais canais de comunicação usados pela indústria hoteleira (do email a um widget de conversação no website, das mensagens enviadas via Booking.com às que são recebidas através das redes sociais).
No âmbito da importância da tecnologia para a melhoria da experiência do cliente, destaque para a apresentação da LUGGit, uma plataforma tecnológica que através de uma app móvel (disponível em iOS e Android) permite a quem viaja requisitar, em tempo real, um Keeper para que este lhe recolha, guarde e entregue a bagagem onde e quando o viajante assim entender.
Relatórios dos eventos já disponíveis
Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:
Conclusões Focus Group Meeting
Não é um adeus, é um até já
Interação, troca de ideias e valiosos contributos dos mais variados atores do sistema nacional de inovação. Foram estes os ingredientes que guiaram o Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação" que agora se despede.
O Ciclo de Eventos "Dinâmicas para a Inovação" é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.