Relatórios de conclusões já disponíveis
A estrear o mês de julho, a Economia do Mar deu o mote para mais uma sessão do Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação, o conjunto de iniciativas sobre Valorização do Conhecimento, subordinadas a áreas e setores estratégicos no âmbito da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente.
Para iniciar a discussão, foram apresentados indicadores de projetos apoiados no âmbito do Portugal 2020 para o setor.
Muito território por explorar
João Tasso de Sousa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, abordou a necessidade de o país começar a ocupar, para diversos fins, o vasto território marítimo que administra. Por outro lado, falou também na necessidade de os mecanismos de financiamento serem melhorados.
A dar voz à Universidade Católica Portuguesa, Manuela Pintado focou a intervenção na falta de tecido empresarial que o país tem no setor do mar, e a dificuldade que existe em financiar investigação marítima. A aquacultura, afirma, tem um grande potencial e pode ser uma aposta estratégica vencedora para o país.
Já António Gaspar, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, trouxe à conversa aquele que pode ser o futuro do uso do mar ao nível nacional, abordando questões como a navegação autónoma e a realidade aumentada numa lógica futurista do uso do mar por parte de Portugal.
Os projetos que promovem a utilização do mar português
A apresentação de ideias de projetos de I&D com potencial de valorização do mercado ficou reservada para a segunda parte da manhã, com destaque para o domínio das tecnologias avançadas aplicadas ao mar.
Neste âmbito, destaque para um projeto que produz algas recorrendo a métodos que resultam em biomassa de elevada qualidade e uma grande diversidade de nutrientes a ela associados.
Foi também apresentada uma solução inspirada na produção de um veículo submarino autónomo utilizado para pesquisas oceanográficas e ambientais, e inspeção subaquática em diversos tipos de aplicações militares, civis e científicas. As suas características de reduzido peso e dimensões, facilidade de operação e baixo custo, garantem uma ferramenta simples e económica para o estudo de massas de água.
Outro dos projetos apresentados baseia-se em soluções high-end para monitorizar, gerir e automatizar a próxima geração de aquaculturas. O sistema é baseado em tecnologias inovadoras que disponibilizam dados sobre as condições da cultura, comportamento alimentar e parâmetros de gestão de negócio.
Por último, foi apresentada uma solução que promove o desenvolvimento de produtos de elevado valor acrescentado com base em cianobactérias marinhas.
Relatórios dos eventos já disponíveis
Consulte aqui os relatórios com as conclusões dos dois eventos:
Conclusões Focus Group Meeting
Próximo evento com data marcada
Dia 14 de julho o Ciclo de Eventos regressa para falar sobre Automóvel, Aeronáutica e Espaço, em encontro marcado na plataforma Microsoft Teams.
O Ciclo de Eventos - Dinâmicas para a Inovação é promovido no âmbito do SIAC - Iniciativa de Transferência do Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.