ANI destaca casos de sucesso
A Comissão Europeia tem vindo a apresentar casos de sucesso do Programa Europa Digital (DIGITAL), um programa da UE que visa integrar a tecnologia digital nas empresas, serviços públicos e na vida quotidiana.
Foca-se em seis grandes áreas transversais: computação de alto desempenho, IA, cibersegurança, competências digitais, adoção generalizada do digital e semicondutores. O programa dinamiza tecnologias digitais, colabora com entidades europeias para criar soluções práticas e oferece resultados que aumentam a independência digital e a competitividade da Europa.
No âmbito do trabalho desenvolvido pela ANI na representação nacional para o Programa Europa Digital, temos destacado projetos com a participação de organizações nacionais, focados na dinamização da I&D de novas soluções digitais.
O projeto CyberSecPro, financiado pelo Programa Digital Europe (DIGITAL), está a trabalhar no desenvolvimento de competências em cibersegurança através de um programa de formação inovador para especialistas em tecnologias de informação. Reunindo 15 instituições de ensino superior e 13 empresas de segurança, o projeto visa alinhar as necessidades do mercado com as habilidades práticas necessárias para proteger o ambiente digital.
Teve início em dezembro de 2022 e já identificou lacunas de competências em cibersegurança na Europa e iniciou atividades de formação. O projeto, que viu atribuído um financiamento de 6,7 milhões de euros, está a desenvolver modelos de formação que correspondem às demandas do mercado, com pelo menos 48 módulos de formação profissional para diversos atores. No total, contam com 28 beneficiários até ao fim do projeto, que tem data prevista para novembro de 2025.
Participação nacional:
Neste projeto participam quatro organizações nacionais, que captaram cerca de 0,9 milhões de euros. São elas a UNINOVA – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, a PDM E FC – Projeto Desenvolvimento Manutenção Formação e Consultoria, a Universidade Nova de Lisboa , e a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural.
Resultados e Impacto:
O CyberSecPro está a transformar a educação em cibersegurança, preparando uma força de trabalho qualificada para enfrentar desafios emergentes. O projeto não só protege dados pessoais e serviços públicos, mas também fortalece processos democráticos. "O CyberSecPro eleva a formação e educação em cibersegurança na Europa a um novo patamar", afirma o Prof. Dr. Thorsten Kliewe, gestor de inovação do projeto.
Fique a conhecer a CyberSecPro.